O presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios no Estado de São Paulo (SAGASP) Algirdas Balsevicius e o diretor da entidade, Telmo Carvalho e Silva, se reuniram com o secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento Gustavo Junqueira para discutir as propostas de mudança de endereço da zona cerealista junto com a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).
Localizada na região da Vila Leopoldina, a CEAGESP é o mais importante entreposto de distribuição de alimentos do país. É o terceiro do mundo em tamanho e volume de negócios. Um projeto do governo do Estado pretende transferi-la para outro local. Nesta semana, o entreposto entrou na lista das empresas do Governo Federal que devem ser privatizadas.
A reunião contou ainda com a presença do presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo, Walter Ihoshi. De acordo com Algirdas Balsevicius e Telmo Carvalho e Silva, o secretário tem se mostrado um grande entusiasta da mudança e por isso vem conversando com as entidades para entender melhor o processo e as dimensões do impacto.
Durante o encontro a diretoria do SAGASP presenteou o secretário com o livro “Armazém do Brasil – Memórias do Comércio da Zona Cerealista”.
Após a reunião, Gustavo Junqueira seguiu com o governador João Dória Junior para o Japão onde conheceu o mercado de abastecimento alimentar de Tóquio. Em uma rede social ele escreveu que, depois de sair do centro da cidade, o entreposto de pescados e produtos hortifruti da capital japonesa tornou-se um exemplo de eficiência e hoje é uma referência no mundo.