Apesar de muitos empreendedores ouvirem falar sobre Plano de Negócios poucos sabem de fato do que se trata. Pior: muita gente não tem ideia da importância dessa ferramenta para que uma ideia ou negócio tenha êxito.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) destaca que 1/4 das empresas dos setores de comércio e serviços no Estado de São Paulo fecha as portas antes mesmo de completar dois anos de atuação.

Muito desse resultado se dá, segundo especialistas, pela falta de um bom Plano de Negócios.

Mas o que é um Plano de Negócios?

O Plano de Negócios nada mais é do que um planejamento com informações importantes do seu projeto. Ele deve conter, com detalhes, o máximo de variáveis possíveis.

Nele estarão as previsões que irão orientar as suas decisões com informações de toda a situação dos concorrentes, fornecedores, clientes, produtos, serviços, entre outras questões.

É com esse documento que você entenderá quais os pontos fortes e fracos do seu projeto.

Para todos os tipos de empresa

Esta é uma ferramenta imprescindível, tanto para quem está abrindo uma empresa como para manter o funcionamento sadio de uma que já exista.

Por isso, para ter um bom Plano de Negócios é necessário, primeiro, um estudo detalhado do mercado. Depois, é preciso ter conhecimento do que você irá oferecer e como está o mercado nessa área.

Daí então é o momento de definir quais são os objetivos a curto, médio e longo prazo da sua empresa e pensar em estratégias para alcançá-las. O objetivo é que o planejamento não fique apenas no papel.

Por fim, é muito relevante que seu Plano de Negócios esteja sempre atualizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas?

Preencha as informações abaixo e envie sua dúvida. Nossa equipe irá entrar em contato o mais rápido possível!

Newsletter

Tenha acesso às notícias e atualizações do SAGASP diretamente no seu e-mail.

Convenções

Preencha as informações abaixo para receber as convenções coletivas diretamente no seu e-mail.

Associe-se

Preencha as informações abaixo para associar-se ao SAGASP: